sábado, 24 de setembro de 2011

Formulário de planejamento

Título:
HidreLED

Equipe:
Amanda Castro - mandinha1991@hotmail.com
Gabriela Guerra - gabygnunes@hotmail.com
Heitor Lopes - heitorflopes@hotmail.com
João Marcelo - joaompinheiro@gmail.com
Pedro Américo - pedro260392@hotmail.com

Professor orientador:
Anderson Higino

Situação problema:

Atualmente, o consumo de energia elétrica vem crescendo mais aceleradamente que a oferta e  no ambiente acadêmico em que estamos inseridos, verificamos que existe grande dificuldade por parte dos alunos em compreender situações que envolvem diferentes campos de estudo.  Diante disso, surge a necessidade de que sejam desenvolvidos métodos de ensino mais didáticos. O grupo julga que envolvendo diversos sentidos, como visão e tato, a absorção do conhecimento se torna mais intuitiva e óbvia. Temos, portanto que uma maquete preenche todos os pré-requisitos necessários para facilitar o entendimento dos fenômenos a serem abordados nas aulas.

Objetivo Geral

Retratar de forma simplificada o processo de geração de energia elétrica em uma hidrelétrica por meio de uma maquete .

Objetivos Específicos

1 - Projetar uma maquete de uma hidrelétrica
2 - Conseguir potência necessária para acender o LED
3 - Construir uma maquete com uma boa estética e o mais fideldigna possível.
4 - Apresentar maquete de forma pedagógica e estimulante

Justificativa:

Tendo em vista que o oferta de eletricidade no país vem crescendo num ritmo inferior ao do consumo (dados da FIESP, 2008), a necessidade de despertar o interesse dos futuros engenheiros nesta área se torna cada vez mais relevante.

A fim de facilitar o aprendizado e possivelmente atrair estudantes para essa área, o grupo decidiu criar uma maquete que represente de forma simplificada e pedagógica os fundamentos básicos do funcionamento de uma hidrelétrica. Escolhemos esta forma de geração de energia pelo grande potencial hidrico que o Brasil possui e por ser um ser um setor que demanda inúmeros recursos da área de estudo do grupo: a indústria da construção civil.

Recursos hídricos totais no mundo em TWh/ano:

De acordo com o site de notícias UOL Notícias, o projeto lançado pelo governo, PAC2, irá investir cerca de R$1 trilhão de reais em energia, sendo que grande parte destes investimentos irá para o setor hidrelétrico. 

Do UOL notícias:
“Hidrelétricas
O governo pretende construir dez usinas hidrelétricas, de modelo plataforma, e mais 44 hidrelétricas convencionais com recursos do PAC 2. O investimento previsto para esse ramo totaliza R$ 116 bilhões.


Metodologia:

A Internet será nossa principal ferramenta para realização das pesquisas. Através dela será possível descobrir outros projetos com o mesmo objetivo e também aprofundar nosso conhecimento sobre o funcionamento técnico de uma hidrelétrica.
Outra forma de esclarecermos dúvidas sobre o funcionamento de uma hidrelétrica será contatar o engenheiro elétricista Flávio Decat, atual presidente da Usina Hidrelétrica de Furnas, que poderá nos direcionar no desenvolvimento do projeto.
Tambem contactaremos nosssa atual professora de Fisica, Cristiane Costa para esclarecer duvidas mais relacionadas com a parte fisica do processo abordado em nosso projeto.
Precisamos através de nossas pesquisas definir a potencia necessária para acender um LED e desde modo estimar a energia potencial da água.
A montagem da maquete será efetuada preferencialmente com materiais reutilizados e visará a representação mais fideldigna o possivel.

Etapas:

1 - Estudo da potência necessária para acender um led.
2 - Definição simplificada da energia potencial necessária para o item 1 (considerando uma eficiência obtida empiricamente).
3 - Projetar e estudar maneiras mais viáveis para construção e operação da maquete.
4 - Construir a maquete
5 - Verificar funcionamento e mapear pontos críticos/a serem melhorados
6 - Efetuar alterações necessárias
7 - Conferências finais
8 - Estudo de formas pedagógicas de apresentação
9 - Apresentação
10 - Divulgação dos resultados obtidos


Orçamento:

O grupo ainda não elaborou um orçamento. Existem opções de compra de materiais em sites do exterior e em lojas especializadas. Devido ao tempo de entrega destes sites, estamos verificando as melhores opções custo x benefício. Assim que certo, formularemos um orçamento.


Cronograma:

10/08 – 17/08 – Definição do tema
17/08 – 14/09 – Pesquisa exploratória
14/09 – 21/09 – Preenchimento do formulário do projeto
21/09 – 23/11 – Construção da maquete
23/11 – 30/11 – Elaboração do relatório técnico e ajustes finais
07/12 – 07/12 – Apresentação e entrega do relatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário